Prezados pacientes,
Seguimos com atendimentos limitados durante a fase vermelha. Vocês sabem do nosso cuidado e prudência de sempre e neste momento não poderia deixar de me pronunciar.
Pedimos desculpas pela possível demora na marcação de consultas, estamos nos organizando de forma mais restritiva para proteção de todos. Os pacientes já agendados serão atendidos, e caso se sintam inseguros em sair de casa nesse momento, compreendo e solicito que me chamem no WhatsApp para conversarmos.
Espero que todos redobrem seus cuidados pessoais e a qualquer sintoma suspeito nos comuniquem para reagendarmos a consulta. O que o momento exige é responsabilidade, com você e com o próximo.
Atenciosamente
Dra. Keith Berardinelli
E aqui na Rubi Odonto, dentista em Santo André, você encontra o melhor em endodontia e pode se livrar de uma vez por todas da causa desses problemas.
Nossa equipe, formada e com especialização pela Universidade de São Paulo, aliada ao uso de materiais de alta qualidade, são a garantia do nosso trabalho sério, responsável e cuidadoso.
Para saber mais sobre os tratamentos de endodontia continue lendo este texto.
Endodontia é uma das várias especialidades da odontologia.
Endo significa “dentro/interno”, e dontia é “dente”. Assim, podemos dizer que a endodontia tem como objetivo tratar o dente internamente. Ela cura as lesões e doenças da polpa e da raiz do dente. Ou seja, é o famoso e popularmente temido tratamento de canal.
Endodontista é o dentista, que após sua graduação, se especializa e faz pós-graduação em endodontia.
Todos os dentistas são capazes e podem tratar uma dor de dente e realizar um tratamento de canal. No entanto, é o endodontista que conhece mais a fundo as técnicas e possui maior experiência em casos semelhantes. Assim, por essa razão, que alguns dentistas preferem encaminhar alguns pacientes para um colega especialista em endodontia.
O uso das técnicas de endodontia são indicadas quando existem cáries profundas ou quando o dente sofre algum trauma ou fratura mais grave, lesionando, necrosando ou inflamando a polpa dentária (o nervo do dente).
O momento ideal para procurar o seu dentista é quando perceber alguma alteração no dente, como uma cavidade ou alteração de cor ou, até mesmo, a presença de dor.
Quando a cárie está em seu estágio inicial o procedimento de restauração é praticamente indolor. No entanto, quanto mais a cárie avançar, mais sensível e dolorido se tornará o tratamento. Nos casos de abertura, o uso de anestesia é sempre recomendado para que o paciente se sinta mais confortável, seguro e sem dor alguma. O uso da anestesia torna o procedimento mais tranquilo para o paciente e também para o dentista.
Por isso, não espere sentir dor no dente para procurar um dentista! Se já existe dor é porque alguma coisa não está nada bem. Em alguns casos a destruição do dente já pode estar tão avançada que a única maneira de solucionar o problema é extraindo o dente.
Procure fazer uma visita de 6 em 6 meses ao seu dentista para que ele possa intervir em qualquer alteração em seus dentes já no estágio inicial. Prevenção é sempre a melhor alternativa.
Alguns sintomas, além da dor, que podem indicar que você esteja precisando recorrer à endodontia:
O tratamento de endodontia é realizado em diversas etapas e, dependendo da situação de cada paciente, pode ser realizado em uma ou mais visitas ao dentista.
O número de visitas vai depender do número de canais, se o dente está vivo ou necrosado (morto) e o nível de dificuldade. A polpa do dente fica localizada em um circuito de canais que, dependendo do dente, pode conter de um até quatro canais.
O tratamento consiste na remoção da polpa do dente, causando o esvaziamento destes canais. Após a remoção é realizada a limpeza e desinfecção, e por fim, o fechamento com material odontológico, para que fique livre de bactérias. Todo esse tratamento é feito sob anestesia e o paciente é devidamente medicado para que qualquer dor seja minimizada.
A endodontia, não só serve para eliminar os sintomas descritos acima e tratar a polpa dos dentes. Ela salva e mantém o dente na boca, evitando custos maiores no futuro com implantes ou próteses dentárias. No mais, ela também devolve ao dente sua função mastigatória.
A falta do tratamento endodôntico pode resultar em grave infecção, inchaço, febre, dor e até na perda do dente doente.
Muitas vezes, quando existe grande perda de estrutura dentária, alia-se a endodontia à instalação de um pino metálico ou de fibra de vidro dentro do canal tratado para dar suporte a uma prótese dental unitária que irá substituir essa estrutura quebrada de dente por um dente artificial, feito pelo protético, devolvendo assim função e estética sem a necessidade de cirurgia.
Tem alguma dúvida sobre endodontia?
Então, marque sua avaliação e venha conversar com a gente.
Possuímos horários flexíveis e fácil acesso!
Copyright © Rubi Odonto - 2021 - Todos os direitos reservados.
Algumas imagens podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
| Versão do site: 2.0.0 | Relatar erro