[email protected] // (11) 4479-8428// (11) 9 5385-9973 Rua Oratório, 1469, Sala 01 Parque das Nações, Santo André, SP

Endodontia

Está com dor de dente, febre e inchaço? Então, talvez você esteja precisando fazer um tratamento de canal com um endodontista.

Endodontia

E aqui na Rubi Odonto, dentista em Santo André, você encontra o melhor em endodontia e pode se livrar de uma vez por todas da causa desses problemas.

Nossa equipe, formada e com especialização pela Universidade de São Paulo, aliada ao uso de materiais de alta qualidade, são a garantia do nosso trabalho sério, responsável e cuidadoso.

Para saber mais sobre os tratamentos de endodontia continue lendo este texto.

O que é endodontia?

Endodontia é uma das várias especialidades da odontologia.

Endo significa “dentro/interno”, e dontia é “dente”. Assim, podemos dizer que a endodontia tem como objetivo tratar o dente internamente. Ela cura as lesões e doenças da polpa e da raiz do dente. Ou seja, é o famoso e popularmente temido tratamento de canal.

Endodontista é o dentista, que após sua graduação, se especializa e faz pós-graduação em endodontia.

Todos os dentistas são capazes e podem tratar uma dor de dente e realizar um tratamento de canal. No entanto, é o endodontista que conhece mais a fundo as técnicas e possui maior experiência em casos semelhantes. Assim, por essa razão, que alguns dentistas preferem encaminhar alguns pacientes para um colega especialista em endodontia.

Quando recorrer à endodontia

O uso das técnicas de endodontia são indicadas quando existem cáries profundas ou quando o dente sofre algum trauma ou fratura mais grave, lesionando, necrosando ou inflamando a polpa dentária (o nervo do dente).

O momento ideal para procurar o seu dentista é quando perceber alguma alteração no dente, como uma cavidade ou alteração de cor ou, até mesmo, a presença de dor.

Quando a cárie está em seu estágio inicial o procedimento de restauração é praticamente indolor. No entanto, quanto mais a cárie avançar, mais sensível e dolorido se tornará o tratamento. Nos casos de abertura, o uso de anestesia é sempre recomendado para que o paciente se sinta mais confortável, seguro e sem dor alguma. O uso da anestesia torna o procedimento mais tranquilo para o paciente e também para o dentista.

Por isso, não espere sentir dor no dente para procurar um dentista! Se já existe dor é porque alguma coisa não está nada bem. Em alguns casos a destruição do dente já pode estar tão avançada que a única maneira de solucionar o problema é extraindo o dente.

Procure fazer uma visita de 6 em 6 meses ao seu dentista para que ele possa intervir em qualquer alteração em seus dentes já no estágio inicial. Prevenção é sempre a melhor alternativa.

Alguns sintomas, além da dor, que podem indicar que você esteja precisando recorrer à endodontia:

  • Sensibilidade prolongada ao frio e/ou ao calor;
  • Incômodo ao toque;
  • Dificuldade na mastigação;
  • Presença de abcesso ou fístula (bolha na gengiva por onde extravasa pus).

Como é realizado o tratamento de canal

O tratamento de endodontia é realizado em diversas etapas e, dependendo da situação de cada paciente, pode ser realizado em uma ou mais visitas ao dentista.

O número de visitas vai depender do número de canais, se o dente está vivo ou necrosado (morto) e o nível de dificuldade. A polpa do dente fica localizada em um circuito de canais que, dependendo do dente, pode conter de um até quatro canais.

O tratamento consiste na remoção da polpa do dente, causando o esvaziamento destes canais. Após a remoção é realizada a limpeza e desinfecção, e por fim, o fechamento com material odontológico, para que fique livre de bactérias. Todo esse tratamento é feito sob anestesia e o paciente é devidamente medicado para que qualquer dor seja minimizada.

Benefícios da endodontia

A endodontia, não só serve para eliminar os sintomas descritos acima e tratar a polpa dos dentes. Ela salva e mantém o dente na boca, evitando custos maiores no futuro com implantes ou próteses dentárias. No mais, ela também devolve ao dente sua função mastigatória.

A falta do tratamento endodôntico pode resultar em grave infecção, inchaço, febre, dor e até na perda do dente doente.

Muitas vezes, quando existe grande perda de estrutura dentária, alia-se a endodontia à instalação de um pino metálico ou de fibra de vidro dentro do canal tratado para dar suporte a uma prótese dental unitária que irá substituir essa estrutura quebrada de dente por um dente artificial, feito pelo protético, devolvendo assim função e estética sem a necessidade de cirurgia.

Tem alguma dúvida sobre endodontia?

Então, marque sua avaliação e venha conversar com a gente.
Possuímos horários flexíveis e fácil acesso!

Summary
Endodontia em Santo André – SP é na Rubi Odonto
Article Name
Endodontia em Santo André – SP é na Rubi Odonto
Description
Endodontia em Santo André e com os melhores dentistas você só encontra na Rubi Odonto. Marque agora a sua avaliação e venha nos visitar!
Author
Publisher Name
Rubi Odonto
Publisher Logo
Compartilhe com seus amigos