[email protected] // (11) 4479-8428// (11) 9 5385-9973 Rua Oratório, 1469, Sala 01 Parque das Nações, Santo André, SP

Prevenção

A prevenção é, sem nenhuma dúvida, a melhor e mais econômica forma de manter sua saúde em ordem. E quando se trata de saúde bucal não poderia ser diferente.

Prevenção

Conte com a Rubi Odonto, clínica de odontologia em Santo André, para manter sempre seu melhor sorriso com nossos serviços de prevenção. Nossa equipe, formada e com especialização pela Universidade de São Paulo, aliada ao uso de materiais de alta qualidade, são a garantia do nosso trabalho sério, responsável e cuidadoso.

Para saber mais sobre nossos serviços de prevenção continue lendo este texto.

A importância da prevenção odontológica

A prevenção odontológica é essencial para evitar a aparição de novos problemas bucais, bem como pra aumentar a vida útil dos tratamentos já realizados. Os dentes, quando polidos e restaurados, demorarão bem mais para serem substituídos ou de necessitarem passar por novo tratamento.

Além de manter a limpeza dos dentes e aplicação do flúor em dia, com a prevenção é possível intervir nos problemas dentários assim que eles surgirem, minimizando danos e fazendo com que o paciente se recupere bem mais rápido dos tratamentos realizados.

Sem falar que prevenção é sempre mais barata que o tratamento, e como diz o ditado: é sempre o melhor remédio.

A prevenção odontológica se baseia em:

  • Correta higienização dos dentes;
  • Boa alimentação;
  • Controle da ingestão de açúcar;
  • Uso correto do flúor para fortalecer os dentes;
  • Visitas periódicas ao dentista.

Com esses cuidados os dentes e também as gengivas estarão com a saúde sempre em dia.

Frequência das visitas ao dentista

Recomenda-se que a primeira visita ao dentista aconteça nos primeiros meses da gestação, para que a futura mamãe receba algumas orientações em relação a sua higiene bucal que podem interferir diretamente em seu pré-natal e até mesmo causar parto prematuro. Após  após o nascimento, recomenda-se a visita ao dentista assim que surgir os primeiros dentinhos de leite do bebê. Com isso o dentista já pode transmitir aos pais as orientações corretas de como cuidar da saúde bucal da criança.

As visitas ao dentista, a partir de então, deverão acontecer de 6 em 6 meses, evitando-se assim futuros problemas sérios com os dentes.

Principais problemas que podem ser evitados com uma boa prevenção

Os principais problemas que podem ser evitados ou minimizados com uma boa prevenção odontológica são:

A cárie dentária

A cárie dentária se desenvolve a partir da placa bacteriana que se acumula na superfície dos dentes. Esse acumulo, que geralmente acontece entre os dentes, se dá por conta de uma limpeza inadequada, sem o uso do fio dental.

Onde a placa bacteriana se acumula, ocorre o metabolismo dos resíduos de alimentos que produzem um ácido que desmineraliza os dentes.

No início, a cárie pode passar desapercebida e se diagnosticada e tratada precocemente (com restauração ou acompanhamento) não causará maiores problemas. Mas com o passar do tempo vai atingindo as camadas mais profundas dos dentes, chegando até a polpa dentária. Nesse estágio as bactérias já estão dentro do nosso corpo e todo o nosso mecanismo de defesa passa a trabalhar. Então, a cárie pode evoluir para infecções mais sérias, podendo até causar a perda do dente afetado.

O tártaro

O tártaro ou cálculo dental também se desenvolve a partir da placa bacteriana que se acumula sobre os dentes. Porém, ao invés dessa placa produzir o ácido que gera a cárie, ela se transforma numa crosta dura devido aos minerais que estão presentes em nossa saliva.

A tendência a formação do tártaro varia de acordo com a genética dos indivíduos e tende a aumentar com a idade. Assim, quanto mais velhos ficamos, maior a tendência de termos a formação do tártaro.

Quando não removido o tártaro penetra na gengiva, causando sangramento, o amolecimento dos dentes e até a perda dos mesmos.

Câncer bucal

Segundo estudos, atualmente, no mínimo 7% dos tumores malignos que afetam a população mundial estão localizados na boca. Já no Brasil, essa taxa pode chegar a 10%, sendo que 50% dos indivíduos atingidos pela doença morrem e outros ficam com graves sequelas.

A dificuldade de tratamento se dá quando o diagnóstico é tardio. Um tumor de lábio com 1 cm tem 95% de chance de ser curado.Porém se tiver 2 cm, esta chance baixa para 50%.

E o dentista é o profissional mais qualificado para perceber e diagnosticar o câncer bucal. Por isso tão importante a frequência semestral ao consultório dentário.

Outros problemas

Outros problemas que podem ser evitados com uma boa prevenção:

  • Edema de glote: fechamento da garganta por infecção no primeiro molar inferior.
  • Endocardite bacteriana: alojamento de bactérias no coração em decorrência de uma infecção bucal através da corrente sanguínea.
  • Disfunções articulares: originadas muitas vezes pela perda dos dentes, que podem causar dentes tortos, problemas de mastigação, dores de cabeça, no pescoço e ombro, etc.

Nossos tratamentos de prevenção

Fazem parte da prevenção tratamentos como profilaxia, aplicação de flúor e aplicação de selante.

A raspagem do cálculo dental, o “tártaro” faz parte do tratamento periodontal que deve ser associado ao tratamento de prevenção. Trabalhamos com o aparelho de ultrassom para remoção do tártaro. E isso torna o tratamento de raspagem mais rápido e eficiente.

Ficou interessado no tratamento? Marque sua avaliação e venha conversar com a gente.
Possuímos horários flexíveis e fácil acesso!

Summary
Prevenção - Dentista em Santo André - Rubi Odonto
Article Name
Prevenção - Dentista em Santo André - Rubi Odonto
Description
Serviços de prevenção odontológica em Santo André com os melhores dentistas você só encontra na Rubi Odonto. Marque agora a sua avaliação!
Author
Publisher Name
Rubi Odonto
Publisher Logo
Compartilhe com seus amigos