Prezados pacientes,
Seguimos com atendimentos limitados durante a fase vermelha. Vocês sabem do nosso cuidado e prudência de sempre e neste momento não poderia deixar de me pronunciar.
Pedimos desculpas pela possível demora na marcação de consultas, estamos nos organizando de forma mais restritiva para proteção de todos. Os pacientes já agendados serão atendidos, e caso se sintam inseguros em sair de casa nesse momento, compreendo e solicito que me chamem no WhatsApp para conversarmos.
Espero que todos redobrem seus cuidados pessoais e a qualquer sintoma suspeito nos comuniquem para reagendarmos a consulta. O que o momento exige é responsabilidade, com você e com o próximo.
Atenciosamente
Dra. Keith Berardinelli
Conte com a Rubi Odonto, clínica de odontologia em Santo André, para manter sempre seu melhor sorriso com nossos serviços de prevenção. Nossa equipe, formada e com especialização pela Universidade de São Paulo, aliada ao uso de materiais de alta qualidade, são a garantia do nosso trabalho sério, responsável e cuidadoso.
Para saber mais sobre nossos serviços de prevenção continue lendo este texto.
A prevenção odontológica é essencial para evitar a aparição de novos problemas bucais, bem como pra aumentar a vida útil dos tratamentos já realizados. Os dentes, quando polidos e restaurados, demorarão bem mais para serem substituídos ou de necessitarem passar por novo tratamento.
Além de manter a limpeza dos dentes e aplicação do flúor em dia, com a prevenção é possível intervir nos problemas dentários assim que eles surgirem, minimizando danos e fazendo com que o paciente se recupere bem mais rápido dos tratamentos realizados.
Sem falar que prevenção é sempre mais barata que o tratamento, e como diz o ditado: é sempre o melhor remédio.
Com esses cuidados os dentes e também as gengivas estarão com a saúde sempre em dia.
Recomenda-se que a primeira visita ao dentista aconteça nos primeiros meses da gestação, para que a futura mamãe receba algumas orientações em relação a sua higiene bucal que podem interferir diretamente em seu pré-natal e até mesmo causar parto prematuro. Após após o nascimento, recomenda-se a visita ao dentista assim que surgir os primeiros dentinhos de leite do bebê. Com isso o dentista já pode transmitir aos pais as orientações corretas de como cuidar da saúde bucal da criança.
As visitas ao dentista, a partir de então, deverão acontecer de 6 em 6 meses, evitando-se assim futuros problemas sérios com os dentes.
Os principais problemas que podem ser evitados ou minimizados com uma boa prevenção odontológica são:
A cárie dentária se desenvolve a partir da placa bacteriana que se acumula na superfície dos dentes. Esse acumulo, que geralmente acontece entre os dentes, se dá por conta de uma limpeza inadequada, sem o uso do fio dental.
Onde a placa bacteriana se acumula, ocorre o metabolismo dos resíduos de alimentos que produzem um ácido que desmineraliza os dentes.
No início, a cárie pode passar desapercebida e se diagnosticada e tratada precocemente (com restauração ou acompanhamento) não causará maiores problemas. Mas com o passar do tempo vai atingindo as camadas mais profundas dos dentes, chegando até a polpa dentária. Nesse estágio as bactérias já estão dentro do nosso corpo e todo o nosso mecanismo de defesa passa a trabalhar. Então, a cárie pode evoluir para infecções mais sérias, podendo até causar a perda do dente afetado.
O tártaro ou cálculo dental também se desenvolve a partir da placa bacteriana que se acumula sobre os dentes. Porém, ao invés dessa placa produzir o ácido que gera a cárie, ela se transforma numa crosta dura devido aos minerais que estão presentes em nossa saliva.
A tendência a formação do tártaro varia de acordo com a genética dos indivíduos e tende a aumentar com a idade. Assim, quanto mais velhos ficamos, maior a tendência de termos a formação do tártaro.
Quando não removido o tártaro penetra na gengiva, causando sangramento, o amolecimento dos dentes e até a perda dos mesmos.
Segundo estudos, atualmente, no mínimo 7% dos tumores malignos que afetam a população mundial estão localizados na boca. Já no Brasil, essa taxa pode chegar a 10%, sendo que 50% dos indivíduos atingidos pela doença morrem e outros ficam com graves sequelas.
A dificuldade de tratamento se dá quando o diagnóstico é tardio. Um tumor de lábio com 1 cm tem 95% de chance de ser curado.Porém se tiver 2 cm, esta chance baixa para 50%.
E o dentista é o profissional mais qualificado para perceber e diagnosticar o câncer bucal. Por isso tão importante a frequência semestral ao consultório dentário.
Outros problemas que podem ser evitados com uma boa prevenção:
Fazem parte da prevenção tratamentos como profilaxia, aplicação de flúor e aplicação de selante.
A raspagem do cálculo dental, o “tártaro” faz parte do tratamento periodontal que deve ser associado ao tratamento de prevenção. Trabalhamos com o aparelho de ultrassom para remoção do tártaro. E isso torna o tratamento de raspagem mais rápido e eficiente.
Ficou interessado no tratamento? Marque sua avaliação e venha conversar com a gente.
Possuímos horários flexíveis e fácil acesso!
Copyright © Rubi Odonto - 2021 - Todos os direitos reservados.
Algumas imagens podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
| Versão do site: 2.0.0 | Relatar erro