[email protected] // (11) 4479-8428// (11) 9 5385-9973 Rua Oratório, 1469, Sala 01 Parque das Nações, Santo André, SP

Próteses dentárias

Na Rubi Odonto, dentista em Santo André, trabalhamos com todos os tipos de próteses fixas e removíveis, sejam elas unitárias, parciais ou totais.

Próteses dentárias

Não tenha vergonha de sorrir! Conte com a Rubi Odonto, clínica de odontologia em Santo André, para voltar a ter o sorriso de antes utilizando próteses dentárias. Nossa equipe, formada e com especialização pela Universidade de São Paulo, aliada ao uso de materiais de alta qualidade, são a garantia do nosso trabalho sério, responsável e cuidadoso.

Para saber mais sobre as próteses dentárias continue lendo este texto.

O que são as próteses dentárias

A perda dos dentes pode ser causada por diversos fatores: acidentes, idade, problemas bucais como as cáries, etc. Mas, independente do motivo, a perda de um ou mais dentes afeta negativamente a mastigação, fala e principalmente de autoestima do paciente. Assim, o uso de próteses dentárias é recomendado por motivos de saúde e também de estética.

As próteses dentárias são uma maneira artificial de substituir os dentes naturais perdidos. Elas podem ser fixas ou removíveis e confeccionadas de diversos materiais como acrílico, cerâmica, resina e partes de metal.

O objetivo das próteses dentárias é garantir conforto e segurança ao paciente.

Tipos de prótese dentárias

São dois os tipos de prótese dentária: a prótese removível e a prótese fixa.

A removível é aquela que o paciente pode retirar para a higienização e para dormir. Já a prótese fixa, é uma estrutura parafusada ou encaixada em implantes ou dentes naturais. Por sua vez, esses dois tipos de prótese podem ser parciais ou totais, ou seja, podem cobrir todos ou apenas os dentes faltantes.

Próteses fixas unitárias

Popularmente conhecidas como coroas, são utilizadas em casos de grandes perdas da coroa dental (a parte visível do dente na boca), porém a raiz (parte que fica dentro do osso) se mantém preservada.

Neste tratamento a coroa natural do dente, que apresenta problema, é substituída por uma coroa artificial feita pelo protético. A coroa é apoiada na própria raiz do dente, sem necessidade de cirurgia.

Próteses fixas unitárias ou não

Podem ser feitas em caso de perdas dentais (coroa e raiz) utilizando os dentes adjacentes a esse espaço para fazer uma peça protética que contenha os dentes perdidos.

A vantagem desse tipo de tratamento em relação ao implante é que não há necessidade de cirurgia. Já a desvantagem é o desgaste dos dentes adjacentes à perda dental que sustentarão a prótese.

Prótese removível

É composta por uma estrutura metálica que contém todos os dentes faltantes por arcada (superior ou inferior) e se apoia na mucosa e nos dentes naturais.

Neste tipo de prótese não é necessário a extração ou o desgaste dos dentes remanescentes. Sua instalação é feita a base de conectores, grampos e selas que garantem que a prótese não caia com a movimentação natural da boca, mastigação e fala.

Prótese total

A popular dentadura. É indicada para perdas totais dos dentes por arcada (superior ou inferior), e se apoia somente na mucosa.

É confeccionada uma estrutura móvel onde se apoiam dentes de acrílico, conforme o formato, a cor e o tamanho dos dentes naturais do paciente. Para que a prótese total seja perfeita, é preciso que o profissional que irá confeccioná-la tenha grande habilidade e técnica.

Este tipo de prótese é de fácil instalação. Porém muitos pacientes se sentem inseguros com a possibilidade de que ela caia ao falar e mastigar.

A fase de adaptação

Independentemente do tipo de prótese escolhida, o paciente passará por um período de adaptação.

Nas primeiras semanas, é comum que sinta dificuldade em pronunciar algumas palavras ou ingerir determinados tipos de alimentos. Porém, essas dificuldades de adaptação irão desaparecer com o passar do tempo e com alguns ajustes irão sendo feitos em consultas de manutenção.

Duração das próteses dentárias

As próteses dentárias são bastante resistentes, mas não são indestrutíveis. Quando comparadas aos dentes naturais, as próteses são mais sensíveis e demandam tanto ou mais cuidados do que eles. Em média, recomenda-se que sua troca seja feita de 5 em 5 anos(próteses totais e parciais removíveis).

A higienização deve ser cuidadosa para que seu aspecto não seja alterado e também para que não prejudique sua adaptação. É preciso ainda usar produtos adequados para a limpeza da prótese.

Tem alguma dúvida sobre as próteses dentárias? Então, marque sua avaliação e venha conversar com a gente. Possuímos horários flexíveis e fácil acesso!

Summary
Próteses - Dentista em Santo André, SP - Rubi Odonto
Article Name
Próteses - Dentista em Santo André, SP - Rubi Odonto
Description
Próteses dentárias em Santo André e com os melhores dentistas você só encontra na Rubi Odonto. Marque agora a sua avaliação e venha nos visitar!
Author
Publisher Name
Rubi Odonto
Publisher Logo
Compartilhe com seus amigos