[email protected] //// (11) 9 5385-9973 Rua Oratório, 1469, Sala 01 Parque das Nações, Santo André, SP

Você sabe o que é Frenectomia?

Você sabe o que é Frenectomia?

A frenectomia é uma cirurgia simples que visa a remoção do freio lingual ou labial.

Frenectomia, a indicação para remoção do freio lingual é no caso da famosa “língua presa”, que em bebês pode acarretar em prejuízos na amamentação, deglutição e respiração, e em crianças e adultos prejudica também a fonação.

freio-lingual

Já a indicação para frenectomia labial na maioria das vezes tem finalidade ortodôntica e estética.

Quando o paciente possui uma inserção pronunciada e fibrosa do freio labial que acarreta em um espaço entre os dentes centrais superiores, chamado de diastema, é necessária remoção dessa estrutura para que seja possível o fechamento do diastema com aparelhos ortodônticos com baixa incidência de recidivas, ou seja, desse espaço abrir novamente após a remoção do aparelho.

freio-labial-com-baixa-insercao-na-denticao-mista-https-goo-gl-images-x6rbqu_1117623

Antes mesmo de instalar o aparelho fixo, o Ortodontista irá avaliar a necessidade ou não da remoção do freio labial para o sucesso do tratamento, caso seja necessária a cirurgia é feita pelo menos 15 dias antes a instalação do aparelho.

A cirurgia pode ser feita em hospital ou no próprio consultório do Cirurgião-Dentista, já que é um procedimento simples, rápido e feito sob anestesia local. A frenectomia pode ser realizado com bisturi convencional ou elétrico. Aqui na Rubi Odonto, dentista em Santo André, dispomos dessas duas opções, que serão avaliadas criteriosamente em consulta.

As fibras do freio devem ser removidas completamente, de forma cuidadosa e habilidosa para que o freio não apareça novamente e uma nova cirurgia seja necessária.

O pós operatório inclui repouso de pelo menos 24 horas, dependendo do trans operatório, ausência de atividades físicas nos 7 primeiros dias, consumo exclusivo de alimentos líquidos, pastosos e frios nos 3 primeiros dias, boa higienização local para evitar infecções oportunistas, compressas geladas para evitar inchaço, bochechos devem ser feitos somente sob orientação do Cirurgião-Dentista, dentre outros cuidados. E os pontos são removidos em média 7 dias após a cirurgia.

Quer saber mais sobre esse procedimento?

Agende uma consulta