Tratamento de canal: o que você precisa saber

Você já sentiu uma dor de dente tão forte que não conseguia nem se concentrar em outras coisas? Se sim, pode ser que você tenha tido uma inflamação ou infecção na polpa do dente, que é a parte interna onde ficam os nervos e os vasos sanguíneos. Nesses casos, o tratamento mais indicado é o de canal, que consiste em remover a polpa afetada e preencher o espaço com um material adequado.

Mas o que causa essa inflamação ou infecção na polpa? E como é feito o tratamento de canal? Quais são os cuidados necessários após o procedimento? Essas são algumas das perguntas que vamos responder neste post, para que você fique por dentro de tudo sobre esse assunto. Acompanhe!

O que causa a inflamação ou infecção na polpa do dente?

A principal causa da inflamação ou infecção na polpa do dente é a cárie, que é uma doença causada por bactérias que se alimentam dos restos de alimentos que ficam na boca. Essas bactérias produzem ácidos que corroem o esmalte do dente, a camada mais externa e dura, e podem chegar até a dentina, a camada intermediária e mais sensível. Se a cárie não for tratada, ela pode avançar ainda mais e atingir a polpa do dente, causando dor, inchaço e até mesmo a morte do tecido.

Outras causas possíveis da inflamação ou infecção na polpa do dente são os traumas dentários, como quedas, batidas ou fraturas, que podem expor a polpa ao ambiente externo e facilitar a entrada de bactérias; as restaurações dentárias mal feitas ou desgastadas, que podem deixar espaços entre o dente e o material restaurador e permitir a infiltração de bactérias; e as doenças periodontais, que são as inflamações ou infecções na gengiva e nos tecidos de suporte dos dentes, que podem se estender até a raiz dos dentes e afetar a polpa.

Como é feito o tratamento de canal?

O tratamento de canal é um procedimento odontológico que visa preservar o dente afetado pela inflamação ou infecção na polpa. Ele é realizado pelo dentista especializado em endodontia, que é a área da odontologia que cuida da parte interna dos dentes.

O tratamento de canal pode ser feito em uma ou mais sessões, dependendo da complexidade do caso. Em geral, ele segue os seguintes passos:

• O dentista aplica uma anestesia local para eliminar a dor e isolar o dente com um lençol de borracha para evitar a contaminação por saliva ou sangue.
  • O dentista faz uma abertura na coroa do dente para acessar a polpa e remover todo o tecido inflamado ou infectado com instrumentos específicos chamados limas.
  • O dentista limpa e desinfeta o interior do canal com soluções irrigadoras e medicações antibióticas ou anti-inflamatórias.
  • O dentista preenche o canal com um material biocompatível chamado guta-percha, que sela o espaço e impede a entrada de bactérias.
  • O dentista fecha a abertura na coroa do dente com uma restauração provisória ou definitiva, dependendo da necessidade de cada caso.

Quais são os cuidados necessários após o tratamento de canal?

O tratamento de canal é um procedimento seguro e eficaz, mas requer alguns cuidados após sua realização para garantir uma boa recuperação e evitar complicações. Alguns desses cuidados são:

• Evitar comer ou beber até que a anestesia passe completamente, para não morder acidentalmente a língua ou a bochecha.
  • Evitar mastigar alimentos duros ou pegajosos sobre o dente tratado, para não danificar a restauração ou provocar fraturas no dente.
  • Manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes após as refeições e usando fio dental diariamente, para evitar novas cáries ou infecções.
  • Usar os medicamentos prescritos pelo dentista, como analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, seguindo as orientações de dosagem e duração do tratamento.

Retornar ao dentista para as consultas de acompanhamento e para a finalização do tratamento, se necessário.

Conclusão

O tratamento de canal é um procedimento odontológico que visa salvar o dente que sofreu uma inflamação ou infecção na polpa, que é a parte interna onde ficam os nervos e os vasos sanguíneos. Ele consiste em remover a polpa afetada e preencher o espaço com um material adequado. O tratamento de canal é seguro e eficaz, mas requer alguns cuidados após sua realização para garantir uma boa recuperação e evitar complicações.

Se você sente dor de dente ou suspeita que precisa de um tratamento de canal, não hesite em nos procurar. Na Rubi Odonto, dentista em Santo André – SP, você encontra profissionais qualificados e equipamentos modernos para cuidar da sua saúde bucal com conforto e segurança.

Agende sua consulta e venha nos conhecer!