[email protected] //// (11) 9 5385-9973 Rua Oratório, 1469, Sala 01 Parque das Nações, Santo André, SP

5 dicas para escovar os dentes de forma correta

5 dicas para escovar os dentes de forma correta

A escovação correta é a melhor ferramenta de proteção dos dentes e prevenção de diversas doenças bucais, como a cárie, por exemplo. Mas será que você está fazendo uma escovação efetiva? Confira abaixo nossas dicas:


1 – Investir em uma boa escova com cerdas macias

A escolha da escova é fundamental para escovar os dentes sem agredir as estruturas dentais e periodontais (gengiva). Sempre devemos escolher escovas com cerdas macias ou extra-macias e com o maior número de cerdas possível.

Escovas médias e duras são indicadas somente para escovação de próteses, pois são muito agressivas ao dente e à gengiva, e, aliadas a força exagerada de escovação podem causar retrações gengivais, ocasionando perda de estrutura dental e sensibilidade. 

O tamanho da cabeça da escova também deve ser escolhido de acordo com o tamanho dos dentes e boca para que ela consiga acessar todas as partes do dente sem dificuldades e o cabo deve propiciar uma boa empunhadura. É inviável uma criança, por exemplo, conseguir fazer uma boa escovação com uma escova tamanho adulto e vice-versa.

2 – Técnica para escovar os dentes

Uma boa escovação não necessita de força, mas sim de uma boa técnica. Quando as cerdas da escova dental “abrem” é sinal que está sendo feita uma força exagerada. Uma leve pressão somada a movimentos corretos, repetitivos e atenciosos dente a dente é que irá dar a efetividade à escovação.

Movimentos de vai e vem fortes e rápidos, que não expulsem a sujeira que se aloja nos sulcos gengivais só irão agredir a gengiva, desgastar o esmalte dos dentes e certamente não será uma higienização eficiente.

Ah, nunca se esqueça de escovar a língua! Uma língua mal higienizada é fonte de bactérias e um dos principais motivos do mal hálito.

3 – Frequência para escovar os dentes

A escovação deve ser realizada sempre após as refeições ou ao menos três vezes ao dia, sendo que a realizada antes de dormir é a principal, a que devemos demandar mais tempo e atenção, nunca esquecendo de utilizar o fio dental antes para limpar as regiões entre os dentes que a escova não alcança.

4 – Escolha do creme dental

Na hora de escolher o creme dental devemos nos atentar se ele possui 1.100 ppm de flúor e sua abrasividade. Cremes dentais clareadores ou com carvão ativado, são extremamente abrasivos! Ou seja, estão completamente contra-indicados para o uso frequente.

O creme dental não tem o poder de clarear os dentes, na verdade, a grande quantidade de abrasivos que ele possui vão “lixar” os dentes de forma mais agressiva que os demais cremes, dando uma falsa sensação de clareamento.

Se seu uso for contínuo poderá ocasionar uma perda de estrutura do esmalte irreversível. Para uso diário opte por cremes com baixa abrasividade. Caso tenha dentes sensíveis, o uso contínuo de cremes para sensibilidade ajudam bastante no alívio da dor. 

A quantidade de creme dental que devemos utilizar varia de acordo com a idade, até 2 anos: meio grão de arroz, de 2 a 4 anos: um grão de arroz, e dos 5 anos em diante o equivalente ao tamanho de um grão de ervilha.

Em nenhuma idade deve-se preencher a escova totalmente com creme dental, é desnecessário, ineficaz, atrapalha a visualização dos movimentos(que é o principal) e é um desperdício.

quantidade-pasta-dente-errada-dentista-Rubi-Odonto

5 – Alimentação

Uma dica muito especial e pouco comentada refere-se a alimentação. Sempre quando consumir alimentos ácidos o ideal é esperar pelo menos meio hora para escovar os dentes, para evitar danos ao esmalte dental que o ácido do alimento associada a escovação(principalmente se ela tiver força exagerada e ou for realizada com escova média/dura) podem causar. Após essa meia hora a saliva já terá neutralizado o ácido do alimento e a escovação será mais segura.

Tente evitar o consumo de açúcar entre as refeições, assim que terminar de comer seu docinho já escove os dentes para evitar a cárie.


Ficou com alguma dúvida?
Quer saber se sua escovação está sendo eficiente?
Agende uma consulta pelo site ou através do nosso WhatsApp:  (11) 9 5385-9973!