[email protected] //// (11) 9 5385-9973 Rua Oratório, 1469, Sala 01 Parque das Nações, Santo André, SP

Como é o processo de esterilização realizado na clínica?

Como é o processo de esterilização realizado na clínica?

Não é só o Coronavirus que merece nosso cuidado, a negligência a boas práticas de esterilização e limpeza em ambientes de saúde podem transmitir diversas doenças. 

Em tempos de pandemia, onde lembramos a  todo instante de lavar as mãos, passar álcool nas superfícies e redobrar os cuidados com a nossa saúde, nos atentamos muito mais a higiene dos locais que frequentamos.

A Rubi Odonto, dentista em Santo André, leva muito a sério a sua saúde e quer tratar você e sua família com responsabilidade e respeito.

O primeiro passo primordial pra isso é oferecer um local limpo com a segurança de que todos os materiais e superfícies passaram por correto processo de descontaminação.

Para isso, viemos explicar como são os passos da esterilização dos materiais:

1. Descartamos todos os materiais de uso único por paciente(como sugadores e pérfuro cortantes) em lixo especial;

2. Os materiais metálicos ou plástico autoclaváveis passam por uma descontaminação com uma solução contendo hipoclorito e pré lavagem manual para tirar as sujidades maiores;

3. Em seguida, colocamos os materiais em uma lavadora ultrassônica, juntamente com uma solução de água e detergente enzimático, próprio para promover uma limpeza profunda dos instrumentais médicos.

As lavadoras por Ultra-Som, são equipamentos utilizados para auxiliar na limpeza de peças ou partes, retirando toda sujeira e impureza encontrada na superfície e nas reentrâncias minúsculas e mais profundas que nenhum outro sistema conseguiria limpá-los, seja ele manual ou mecânico.

A constante limpeza por ultra-som faz com que a infecção hospitalar causada pelos instrumentos mal lavados desapareça e prolongam a vida útil dos instrumentos. Assim, o processo de limpeza por ultra-som é o método, mais rápido, eficiente, econômico e o mais higiênico;

4. Os materiais são secados com toalhas absorventes descartáveis e estarão prontos para embalagem.

5. Organização e embalagem dos kits e brocas em um papel especial chamado papel grau cirúrgico. Na lateral desse tipo de papel existe um indicador químico de esterilização, que nos confere a informação se o material está ou não estéril.

O indicador químico muda de cor após o processo de esterilização nos dando essa informação sobre a qualidade do processo.

Esterilizacao

Por isso, é de extrema importância que a selagem dos materiais seja feita nesse tipo de papel, pois temos a certeza que a esterilização foi efetiva.

Após sua abertura obrigatoriamente o papel precisa ser descartado, em hipótese alguma pode ser reutilizado, pois foi fabricado para uso único e o indicador de qualidade já terá sido violado.

6. Autoclavagem, onde acomodamos os materiais na autoclave e aguardamos cerca de 40 minutos para realização do ciclo.

A autoclave, graças a sua estrutura, permite que o processo de esterilização seja realizado por meio de alta pressão e vapor, que matam microrganismos, incluindo vírus e bactérias perigosos e todas as suas formas de esporos.

Nós da Rubi Odonto, dentista em Santo André, acreditamos que a transparência e as boas práticas da Odontologia é a primeira parte primordial para oferecer um tratamento com qualidade e respeito a nossos pacientes.
Agende sua consulta! Clique aqui para enviar uma mensagem por WhatsApp.


Agendamento via WhatsApp