[email protected] // (11) 4479-8428// (11) 9 5385-9973 Rua Oratório, 1469, Sala 01 Parque das Nações, Santo André, SP

Periodontia – Gengivas sensíveis e com sangramento

Gengivas sensíveis e com sangramento podem ser sinal de doença periodontal. E neste caso, o melhor a fazer é procurar o mais rápido possível um especialista em periodontia.

Periodontia – Gengivas sensíveis e com sangramento

E só na Rubi Odonto, em Santo André, você encontra o melhor em periodontia para manter suas gengivas sempre saudáveis.

Nossa equipe, formada e com especialização pela Universidade de São Paulo, aliada ao uso de materiais de alta qualidade, são a garantia do nosso trabalho sério, responsável e cuidadoso.

Para saber mais sobre os tratamentos de periodontia continue lendo este texto.

O que é periodontia?

A periodontia é uma especialidade da Odontologia que faz a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças gengivais e periodontais (periondotites).

A periodontia, vale destacar, é a base para inúmeras outras especialidades odontológicas e precisa ser levada em consideração antes de alguns procedimentos como colocação de aparelho dentário, implantes e próteses.

Afinal, uma gengiva saudável é essencial para o sucesso desses procedimentos.

As doenças periodontais

A doença periodontal é uma patologia inflamatória de origem bacteriana que afeta a gengiva, ossos e ligamentos periodontais, isto é, as fibras que fazem à ligação da raiz dentária com o osso. Sua evolução pode levar a perda óssea e até mesmo a perda dos dentes.

O agente causador da doença periodontal é a placa bacteriana que se acumula na superfície dos dentes. Mas também pode ter como causa secundária a má oclusão, fatores hormonais, próteses mal adaptadas, aparelhos ortodônticos, uso de alguns medicamentos, fumo, diabetes, estresse, etc.

As doenças periodontais atingem cerca de 75% da população acima de 25 anos de idade.

Sintomas e sinais da doença periodontal

É complicado notar o surgimento de uma doença periodontal, já que ela é uma doença silenciosa. Porém, existem alguns sinais que podem ser percebidos.

Se você notar algum sangramento durante a escovação ou uso do fio dental, ou que sua gengiva está diminuindo, fazendo com que o dente fique mais exposto, é hora de procura um dentista. Só o dentista poderá fazer o diagnóstico correto e se for o caso, de encaminhar para um especialista em periodontia.

Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais que devem ser observados:

  • Sangramento gengival;
  • Mau hálito persistente (halitose);
  • Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
  • Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
  • Existência de pus entre a gengiva e o dente;
  • Alteração no formato da gengiva;
  • Mobilidade dentária;
  • Presença de tártaro.

Consequências da doença periodontal

Como toda doença bucal, suas consequências não refletem apenas na boca, mas em todo organismo.

A gengiva que inflama pode ter como consequência uma perda óssea com a consequente perda do dente. E, com menos dentes, a mastigação e diversas outras funções estomatognáticas ficarão  prejudicadas.

Pode não parecer, mas mesmo a falta de um único dente pode influenciar muito na hora de mastigar os alimentos.

Com menos dentes, os alimentos são triturados de forma insatisfatória, o que poderá causar problemas estomacais e também mau hálito.

Convém destacar que, os micro-organismos das doenças periodontais possuem estreita relação com uma série de problemas sistêmicos:

Doenças cardiovasculares (infarto), osteoporose, diabetes, AVC (derrames), risco de partos prematuros, bebês com baixo peso ao nascimento ou abortos espontâneos.

Hoje, existe até uma área de estudo dedicada especialmente às complicações sistêmicas das doenças periodontais, tamanha a sua importância e grande incidência: a medicina periodontal.

O tratamento em periodontia

O tratamento consiste, primeiramente, na retirada do tártaro que pode estar localizado somente na coroa dentária ou também na raiz, polimento e aplicação do flúor.

Porém, é preciso deixar claro que, se não houver uma melhora na qualidade da higiene bucal diária, nenhum procedimento vai trazer resultados ou aliviar os sintomas. È imprescindível a escovação de forma correta com escova macia, creme dental e também o uso do fio dental, elemento importante no combate às doenças periodontais.

Como sempre a prevenção é a melhor opção, portanto visite seu dentista de 6 em 6 meses para evitar complicações envolvendo doenças periodontais.

Ficou interessado no tratamento? Marque sua avaliação e venha conversar com a gente. Possuímos horários flexíveis e fácil acesso!

Summary
Periodontia - Gengivas sensíveis e com sangramento? - Rubi Odonto
Article Name
Periodontia - Gengivas sensíveis e com sangramento? - Rubi Odonto
Description
Periodontia - Gengivas sensíveis e com sangramento? Venha nos visitar! Agende sua avalição na Rubi Odonto, dentista em Santo André. WhatsApp: (11) 9 5385-9973.
Author
Publisher Name
Rubi Odonto
Publisher Logo
Compartilhe com seus amigos