[email protected] // (11) 4479-8428// (11) 9 5385-9973 Rua Oratório, 1469, Sala 01 Parque das Nações, Santo André, SP

A importância de uma boa saúde bucal

Veja como cuidar da sua saúde bucal com a Rubi Odonto, dentista em Santo André.

A importância de uma boa saúde bucal

A saúde bucal é uma área importante da nossa saúde em geral, mas muitas pessoas não dão a devida atenção. E para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, nós da Rubi Odonto de Santo André, preparamos este post. Confira!

O que é uma boca saudável?

É através da boca que nos comunicamos e expressamos nossos sentimentos. Um belo sorriso pode expressar afeto e alegria e esse, por si só, já é um bom motivo para mantermos uma boca sempre saudável e com uma aparência agradável.

Basicamente, uma pessoa com saúde bucal não apresenta os seguintes problemas:

  • Cárie
  • Placa bacteriana
  • Tártaro
  • Doença periodontal
  • Feridas e manchas
  • Mau hálito
  • Gengivas vermelhas
  • Dentes amarelos
  • Apinhamento dos dentes
  • Perdas dentárias

E os benefícios de uma saúde bucal em dia vão além de um belo sorriso e de um bom hálito. Existem diversas pesquisas que mostram, por exemplo, uma ligação estreita entre uma má higiene bucal e doenças do coração. Nesse caso, as bactérias entram na corrente sanguínea através da boca e de lá vão direto para o coração, podendo causar doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana.

Um outro importante benefício de uma boca saudável é que ela proporciona uma satisfatória mastigação que, por consequência, resulta em uma boa digestão e melhor absorção dos nutrientes, melhorando a saúde o corpo todo.

Principais problemas de saúde bucal 

Veja agora alguns dos principais problemas bucais e como tratá-los:

Cárie

A cárie é a deterioração do dente e é influenciada pelo estilo de vida do indivíduo. Podem causar a cárie:  má alimentação, uso incorreto da escova ou do fio dental. Mas além desses, outros fatores como a hereditariedade e a acidez da boca também podem influenciar.

Dicas para evitar a cárie:

  • Escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia;
  • Use o fio dental diariamente;
  • Visitas regulares ao dentista;
  • Dieta balanceada, com pouco amido e açúcar;

Muitos pacientes perguntam, qual a melhor pasta para evitar a cárie? A resposta é: Qualquer uma desde que contenha flúor em sua composição. A eficiência da escovação não está somente no creme dental, mas, principalmente, na forma como você escova os dentes e utiliza o fio dental. Nós, da Rubi Odonto, dentista em Santo André, podemos te orientar!

Placa bacteriana

A placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor, formada por bactérias e açúcares que se alojam sobre os dentes. É a principal causa da cárie e gengivite e, quando endurece, forma o tártaro.

Por sua vez, para evitar a formação da placa bacteriana é preciso escovar bem os dentes, passar fio dental diariamente, limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar e amido. E, é claro, visitar o dentista para fazer limpeza em períodos regulares (normalmente 6 meses) para prevenção.

Tártaro

É quando a placa bacteriana endurece na superfície dos dentes. Se o tártaro não for removido, pode levar a problemas mais sérios, como cáries e gengivite.

Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

Doença periodontal

A doença periodontal é uma infecção na estrutura de suporte dos dentes (osso, ligamento e gengiva) causada por bactérias presentes na placa bacteriana.

A doença periodontal é uma das grandes vilãs da perda dentária. Na presença de bactérias, os tecidos de suporte do dente ficam doentes e vão sendo reabsorvidos, e isso faz com que o dente vá ficando cada vez com mais mobilidade. Só o dentista pode tratá-la.

saúde bucal - dentista em Santo André - Odontologia - Rubi Odonto

Manchas

Algumas pessoas apresentam dentes mais amarelados e manchados do que outras e isso pode ser causado por vários fatores, entre eles:

  • Fumo;
  • Ingestão de café, chá, ou vinho tinto
  • Ingestão de alimentos altamente pigmentados como cerejas, amoras e molho de tomate
  • Tártaro
  • Excesso de flúor(fluorose)

No entanto, a solução do problema é simples: uma limpeza realizada por um dentista especialista e a correta manutenção da higiene bucal em casa. Porém, para manchas mais graves, deve ser realizada uma avaliação para clareamento dental e outros tratamentos associados dependendo de cada caso, realizado por um dentista capacitado.

Mau hálito

O mau hálito ocorre quando não existe uma higiene bucal adequada, má higienização da língua principalmente, gengivite, ingestão de determinados alimentos, tabaco ou algumas doenças de estômago e fígado.

Por sua vez, ações como escovar bem os dentes e a língua, usar fio dental e enxaguante bucal ajudam a domar o mau hálito. Porém, se o problema persistir, deve-se procurar um dentista.

Gengivite

Uma inflamação na gengiva é um sinal de alerta para a gengivite. Pois, quando a inflamação está no estágio inicial, ela é bem mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa bacteriana que irrita a gengiva.

A gengivite deve ser tratada, já que  pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.

Para prevenir a gengivite é essencial uma boa higiene bucal diária e também uma limpeza profissional, pois uma vez que a placa se acumula e endurece, apenas o dentista é capaz de removê-la.

Problemas ortodônticos

Ortodontia é a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Quando eles estão tortos, a limpeza fica prejudicada e outros problemas podem aparecer.

Há vários tipos de aparelhos fixos e móveis. Consulte seu dentista que ele poderá de indicar o melhor procedimento ortodôntico.

Perdas dentárias

As perdas dentárias ocorrem devido às doenças periodontais não tratadas já em estágio avançado, por cáries e por traumas.

A perda de um dente pode ocasionar vários outros problemas bucais, pois os dentes que ficam tentam sempre fechar aquele espaço do dente perdido, movimentam-se e causam problemas mais severos de oclusão(mordida). Isso pode ser evitado com o uso de próteses e implantes.

E como anda a saúde bucal? Tem dúvidas sobre assunto? Então não espere mais e agende agora mesmo sua avaliação na Rubi Odonto. Temos os melhores dentistas em Santo André para cuidar do seu sorriso.