[email protected] // (11) 4479-8428// (11) 9 5385-9973 Rua Oratório, 1469, Sala 01 Parque das Nações, Santo André, SP

Precisamos conversar sobre câncer de boca

Segundo estimativas do INCA no ano de 2016, houve maior incidência de câncer de boca no sexo masculino e na região sudeste este é o quarto tipo de câncer mais prevalente nos homens.

Precisamos conversar sobre câncer de boca

O câncer de boca atinge milhares de pessoas pelo mundo e sabemos que seu índice de cura está diretamente relacionado ao tipo, à localização e ao estágio no qual a doença se encontra, sendo que as chances de cura quando o problema é detectado em estágio inicial aumenta consideravelmente.

Estima-se que 32 mil casos de câncer de boca(lábios, língua, mandíbula, gengiva e glândulas salivares) e garganta(amígdala, orofaringe, laringe e tireoide) surjam ao ano no Brasil.

As principais causas do câncer de boca

  • Tabagismo
  • Excesso de álcool.

Muitos casos também estão relacionados a presença do papilomavírus humano, o HPV, devido a práticas sexuais sem o uso de preservativo. Outros fatores que podem estar relacionados são:

  • Utilização de antissépticos bucais com alto teor de álcool por períodos longos e constantes;
  • Alimentação inadequada, com excesso de carne vermelha e ausência de frutas e verduras;
  • Hábitos de vida sedentários.

Alguns sinais de alerta podem ser detectados como, feridas que não cicatrizam, áreas esbranquiçadas em regiões da boca. É preciso sempre estar atento e a qualquer sinal procurar prontamente um Cirurgião-dentista com especialidade em estomatologia ou bucomaxilofacial.

Males Bucais - Câncer de Boca

Importante

Ao notar algo diferente não entre em pânico. Nem toda alteração encontrada no auto-exame bucal é sinônimo de câncer de boca. Existem uma série de outras doenças que podem atingir a cavidade oral sem ser o câncer, muitas delas possuem simples resolução,  por isso, é imprescindível buscar ajuda especializada.

Aqui na Rubi Odonto dispomos de profissionais que podem te ajudar!

Tem alguma dúvida?

Agende uma consulta!